Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que uma em cada seis pessoas enfrenta a infertilidade em algum momento da vida. Além dos aspectos físicos, uma investigação bem conduzida em Medicina Reprodutiva aborda também a saúde emocional do casal ou indivíduo, no caso de mães e pais solos.
Para a especialista em Medicina Reprodutiva, dra. Eliana Morita, sócia-fundadora do CITI Hinode — Centro de Investigação e Tratamento da Infertilidade —, o acolhimento é fundamental para compreender e investigar as causas do insucesso na gestação. “Os casais nos procuram em busca de respostas, do porquê ainda não conseguiram engravidar. Nosso compromisso é tornar esse processo o mais leve possível, cientes de que estamos juntos em toda essa jornada”, afirma a dra. Eliana.
A investigação sobre as causas da infertilidade avalia, na saúde da mulher, as condições do útero, trompas e endométrio, assim como a presença de miomas, inflamações, infecções e endometriose. “Para favorecer a gravidez ao máximo, precisamos ter um contexto clínico avaliado, ou seja, como está o sangue que irá nutrir a gestação, como estão tireoide, fígado e rins?”, questiona.
A saúde do homem é igualmente avaliada na clínica CITI Hinode, pois a condição do embrião depende também das características dos espermatozoides. Os pacientes contam com exames como o espermograma, que indica a qualidade e quantidade de espermatozoides, entre outras informações. O teste de fragmentação de DNA, por sua vez, avalia possíveis falhas na fertilização do óvulo, levando, por exemplo ao aborto precoce.
Seja qual for a razão do insucesso na gestação, a saúde emocional dos pacientes é uma das principais preocupações do corpo clínico, desde a primeira consulta. “Aliado ao tratamento médico, criamos um vínculo, ao acolher com respeito a história de vida dessas pessoas que buscam realizar o sonho da maternidade e da paternidade”, conclui a especialista em Medicina Reprodutiva.
Sobre a dra. Eliana Morita e o CITI Hinode
Com especialização em medicina fetal, gestação de alto risco e reprodução humana, a ginecologista e obstetra dra. Eliana Morita é sócia-fundadora do CITI Hinode — Centro de Investigação e Tratamento da Infertilidade.
A clínica está localizada no bairro de Santana, na capital paulista, e conta com uma estrutura avançada para a investigação da infertilidade, com amplo espaço para consultas clínicas, procedimentos e também um laboratório próprio, o CITI Lab, para procedimentos de coleta, fertilização e inseminação.