A obstetrícia é a especialidade médica que cuida da mulher durante a gravidez, parto e saúde no pós-parto. É o obstetra que trata das questões relacionadas ao pré-natal, acompanhando a gestante com consultas e exames para evitar possíveis riscos para a mãe e o bebê.
Importante destacar que muitos ginecologistas são também obstetras, mas nem todos, pois as especialidades são independentes.
Dentro da Obstetrícia, alguns médicos se especializam no acompanhamento de gestações de alto risco, o que demanda um pré-natal cercado de mais cuidados, exames mais frequentes e atenção redobrada com a saúde geral da gestante.
Uma gestação é considerada de alto risco quando a mulher possui alguma doença prévia ou que surge durante a gravidez colocando-a em risco e também ao bebê e também aquelas que tiveram gestações anteriores com intercorrências graves.
São doenças prévias que exigem atenção extra: hipertensão arterial, diabetes, lúpus, doenças psiquiátricas, neurológicas ou cardíacas ou infecções crônicas, como Hepatite e HIV.
Casos anteriores de abortos de repetição, descolamento prévio da placenta, insuficiência istmo-cervical e trombofilias, assim como o surgimento de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e infeções precisam de cuidados redobrados por parte do médico da gestante de alto risco.