A idade é um fator importante para escolher entre congelar óvulos ou embriões caso esteja nos seus planos prorrogar o momento de engravidar, mas este não é o único fator que deve ser levado em conta.
Para o congelamento de óvulos o ideal é que ele aconteça antes dos 35 anos. Dos 18 aos 35 anos é o momento em que a mulher está no auge reprodutivo e a reserva ovariana alcança bons resultados após os estímulos à ovulação.
Já o congelamento de embriões não depende tanto da idade, mas sim da presença de um relacionamento estável e planos de um futuro juntos. Casais que têm o sonho da maternidade / paternidade e apenas querem esperar um pouco mais para engravidar podem optar pelo congelamento de embriões.
Congelar embriões também é o mais indicado para o casal em que um dos dois irá passar por um tratamento que pode afetar a fertilidade e para a mulher que optou pela produção independente mas que deseja ainda aguardar uns anos para engravidar. Ela pode congelar embriões com a utilização de sêmen de doador.
No nosso site, em Atualidades, temos um artigo completo escrito pela Dra Eliana Morita e publicado originalmente no Blog Nós Tentantes Projeto de Vida sobre este assunto. Ainda tem dúvidas? Agende uma consulta com um dos médicos do CITI Hinode e vamos orientar você da melhor forma possível sobre preservação da fertilidade e o congelamento de óvulos e embriões.