O teste de fragmentação do DNA espermático geralmente é solicitado pelo médico quando o homem tem alterações significativas em seu espermograma, quando há suspeita de infertilidade sem causa aparente e também quando o homem possa ter sido exposto a agentes tóxicos (no trabalho, por exemplo).
Este teste é feito como complemento ao espermograma e a coleta funciona da mesma forma. Alguns espermatozoides, mesmo morfologicamente normais e móveis, podem apresentar altos índices de fragmentação
Na análise feita pelo laboratório especializado, será possível detectar se o DNA presente no esperma está quebrado e altos níveis de fragmentação estão diretamente relacionados à dificuldade para engravidar e também podem ser causa de abortos de repetição.
São vários os fatores que causam a fragmentação do DNA espermático:
- idade avançada;
- obesidade;
- tabagismo;
- uso de drogas;
- exposição a poluição e agentes tóxicos;
- varicocele;
- febre alta; e
- temperatura testicular elevada.
Importante salientar que ter uma alta taxa de fragmentação do DNA espermático não significa infertilidade absoluta. O paciente pode se submeter a um tratamento com mudança da sua dieta e hábitos, inclusão de antioxidantes como vitamina C e E, além de antibióticos, antiinflamatórios e cirurgia para correção da varicocele. Em última instância, em caso de necessidade de uma fertilização in vitro, é possível também optar pela biópsia para coleta de espermatozóides antes do procedimento de fertilização
Aqui no CITI Hinode, temos na nossa equipe o Dr Fábio Yoshiaki Tanno, utologista especialista em infertilidade masculina. Se precisar de uma avaliação, agende sua consuta pelo (11) 2950-6999 ou WhatsApp (11) 97777-7040.