O diabetes é uma doença crônica e, para que ela não prejudique a fertilidade feminina ou masculina, precisa estar controlada e ser constantemente monitorada pelo médico.
O diabetes tipo 2 provoca deficiência hormonal, ciclos menstruais irregulares e falta de ovulação na mulher, o que compromete a fertilidade. Já nos homens, altas taxas de glicose podem aumentar a produção de radicais livres que alteram o material genético. Os pacientes também podem sofrer com ejaculação retrógrada, quando o sêmen sai pela uretra em direção à bexiga.
Para evitar problemas de infertilidade, quem sofre com diabetes tipo 1 ou 2, seja homem ou mulher, deve manter em dia o seu acompanhamento médico com exames regulares, não deve interromper a utilização dos remédios que controlam os níveis de glicose no sangue e devem ainda manter uma vida saudável para que o corpo responda da melhor forma na hora em que o casal decidir engravidar.
Nossas dicas de cuidados para uma vida com diabetes saudável são:
- informe-se sobre o seu tipo de diabetes;
- conte com a ajuda de uma nutricionista para escolher os alimentos que devem ser incluídos na dieta e aqueles que devem ser evitados;
- consuma o mínimo possível de alimentos ultraprocessados;
- escolha uma atividade física que agrade você e pratique com regularidade, 30 minutos por dia já ajuda bastante;
- evite álcool e cigarro; e
- encontre um médico de confiança e mantenha o tratamento em dia, sem interromper o uso dos medicamentos.