São vários os fatores que podem aumentar o risco da grávida sofrer com a incompetência istmo-cervical (IIC), mas na maioria das vezes não é simples saber exatamente a causa para cada paciente.
A incompetência istmo-cervical é a dificuldade do colo do útero em suportar o peso da gravidez, abrindo antes do tempo, o que leva a um aborto tardio ou parto prematuro. A IIC pode ser congênita ou adquirida e os principais fatores de risco são:
- Lesão no colo do útero;
- Defeitos congênitos no útero;
- Histórico de abortos espontâneos no segundo semestre;
- Procedimento para retirada de lesões pré-cancerosas no colo do útero;
- Cirurgia de “alta frequência”;
- Curetagem;
- Aborto induzido; e
- Síndrome de Ehlers-Danlos.
Mas a maioria das mulheres pode ter incompetência istmo-cervical sem ter nenhum desses fatores de risco e, por esse motivo, infelizmente, o diagnóstico de IIC geralmente acontece somente após uma perda gestacional.
Diagnóstico de incompetência istmo-cervical na gravidez
Quando o médico consegue diagnosticar a IIC no início de uma gestação, por meio de ultrassons transvaginais, é possível realizar um procedimento chamado cerclagem.
Na cerclagem, o médico “costura” o colo do útero de modo que a mamãe consiga levar a gestação até o final de forma saudável, evitando abortos e partos prematuros. Esse procedimento é feito em hospital e com anestesia.
O médico também pode indicar o pessário, que é uma peça plástica que envolve o colo do útero evitando a sua abertura precoce. A suplementação hormonal com progesterona pode ser associada aos métodos, visando fortalecer o cérvix.
Se você já teve perdas gestacionais de até 28 semanas ou parto prematuro, investigue a possibilidade de ter IIC antes de uma nova gestação e fale com o seu médico sobre a possibilidade de realizar uma cerclagem nos primeiros meses da sua próxima gravidez.
Aqui no CITI Hinode, nossa equipe está à disposição para investigar com você a possibilidade de ter IIC e acompanhar toda a sua gestação. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e agende uma consulta: (11) 93005-9999